Famílias com Alma

 

Consulte  AQUI  o Relatório de Atividades do ano 2016 do Projeto "Famílias com Alma".

 

Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade”.

Artigo 25.º, n.º 1, Declaração Universal dos Direitos do Homem


O Apoio à Comunidade surge da necessidade de dar resposta àqueles que necessitam de apoio e acompanhamento a nível pessoal, social, emocional e profissional. Trata-se de um apoio personalizado e diferenciado, um projeto transversal que visa o apoio às famílias carenciadas sinalizadas pelo CSF e pelos organismos competentes. Promovemos apoio alimentar, apoio social e promoção da reinserção socioprofissional do indivíduo.


O Projeto "Famílias com Alma" nasceu da vontade dos três centros da Fundação em unirem esforços e, munidos de um sentido de solidariedade pelo próximo, criar um movimento de recolha de alimentos para reforçar os cabazes alimentares que o Centro Sagrada Família fornece às famílias socio economicamente desfavorecidas identificadas.


Posteriormente, e feita uma reflexão de que o apoio não se esgota na entrega mensal de alimentos, surgiu a ideia de alargar o apoio prestado a outras necessidades manifestadas por estas famílias: cuidados de higiene e saúde, apoio de material escolar, desenvolvimento pessoal e social.



Alimentação – Distribuição de cabazes alimentares, de frequência semanal e refeições confecionadas para consumo no domicílio, de frequência diária.

Higiene e conforto – Distribuição de produtos de higiene pessoal e do lar, vestuário e calçado, artigos para o lar e pequenos eletrodomésticos.

Saúde – consultas médicas de especialidades, tratamentos e apoio à aquisição de medicamentos e ajudas técnicas.

Educação/Formação e emprego – integração de crianças no Centro ou noutro equipamento escolar, distribuição de material escolar, integração de jovens e adultos em ações de formação profissional e de desenvolvimento pessoal e social, programas de voluntariado ou estágios.