Dia Mundial da Alimentação

16-10-2016 14:11
Hoje é Dia Mundial da Alimentação!
 
Todos os anos, no dia 16 de outubro, é assinalada esta data. Em 2016 o tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) é O clima está a mudar, a alimentação e a agricultura devem acompanhar (tradução livre).
 
As estimativas indicam que o número de habitantes do planeta vai superar os nove bilhões de pessoas em 2050, e a FAO estima que a produção mundial de alimentos terá de aumentar em 60% para poder atender às necessidades da população global. Por outro lado, as mudanças climáticas estão a afetar a saúde do planeta, causando mais desastres naturais e problemas ambientais, que tornam mais difícil o cultivo desses alimentos. Para além disso, os pequenos agricultores familiares do mundo – que produzem muitos dos alimentos consumidos globalmente – estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados com as alterações climáticas.
 
Assim, a alimentação e a agricultura têm de se adaptar a este mundo em mudança de forma a produzir mais e de forma sustentável. Sustentabilidade é a palavra de ordem e passa pela construção e manutenção de um planeta saudável, que pode alimentar a nossa população em crescimento, assim como as gerações vindouras.
 
As nossas ações, decisões e comportamentos diários, têm um impacto sobre tudo isto e a boa notícia é que todos podemos ajudar. Necessitamos de desperdiçar menos alimentos, preservar as nossas florestas, proteger os recursos naturais preciosos e consumir menos energia e usar fontes renováveis, entre outras ações.
 
E como é fundamental que esta consciência comece o mais cedo possível, a FAO elaborou um livro de atividades destinado às crianças. Vale a pena ver e dar a conhecer aos seus filhos! (infelizmente não existe versão em língua portuguesa)