Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego

A dificuldade de inserção no mercado de trabalho mantém-se nos dias de hoje como uma das problemáticas apresentadas pelos nossos utentes. Quer nas camadas mais jovens da população, com pouca experiência profissional, quer em idades mais avançadas, trata-se de uma dificuldade transversal a toda a comunidade que, por razões diferentes, têm dificuldade em inserir-se novamente no mercado de trabalho.

Face a esta problemática, tem sido uma aposta do Centro, o desenvolvimento da área da formação profissional, promovendo desta forma um aumento das competências, com vista a uma melhor inclusão no mercado de trabalho.

Este aumento de competências não se concretiza apenas nas ações de formação certificadas, mas também nos workshops e atividades dinamizadas no âmbito do Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (G.E.P.E.). Com periodicidade semanal, trata-se de um grupo composto por utentes em situação de desemprego, em que se realizam atividades e/ou dinâmicas que pretendem promover o desenvolvimento de competências para uma procura de emprego mais eficaz. O principal objetivo prende-se com a criação de um sentimento de colaboração e entreajuda entre todos os participantes, que desta forma podem partilhar dificuldades, conhecimentos, mas também estratégias eficazes para as ultrapassar.

Estas atividades passam pela construção e análise de currículos, pelo treino prático de entrevistas, realização de workshops, dinâmicas de grupo e sessões de promoção do bem-estar (manicure, cabeleireiro, entre outros), que permitem não só proporcionar aos utentes com poucos recursos financeiros o acesso a este tipo de cuidados como, em última instância, aumentar a autoestima dos participantes, que muitas vezes influencia negativamente a forma como se vêem e, consequentemente, a forma como se apresentam em situações de entrevista profissional.

As sessões do GEPE acontecem todas as quintas-feiras entre as 10h30 e as 12h30, sujeita a confirmação de presença.

Contacte-nos!