Mercearia Social
Com o objetivo de combater o desperdício alimentar e promover uma resposta social mais inovadora e capacitada, o tradicional apoio do Banco Alimentar (em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome) foi reformulado, dando origem à Mercearia Social, em funcionamento desde janeiro de 2023.
Este novo modelo aposta na valorização do beneficiário, que assume um papel ativo no processo de seleção dos alimentos, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de competências nas áreas da organização, responsabilidade e gestão do orçamento familiar.
Cada família recebe um cartão com um total de créditos, que varia entre 20 e 30 créditos, de acordo com a composição do agregado familiar. Estes créditos podem ser utilizados na escolha de produtos alimentares e não alimentares, devidamente categorizados por valor, estando sujeitos a limites semanais ou mensais, consoante o stock disponível.
A Mercearia Social constitui-se como um espaço de partilha, dignidade e desenvolvimento de competências essenciais para a autonomia das famílias.
Horário de Funcionamento
Quartas-feiras: das 14h00 às 15h30
Quintas-feiras: das 10h00 às 11h30
Atualmente, esta resposta social apoia 28 famílias, num total de 84 beneficiários, dos quais 28 são crianças (dados de setembro de 2024).
Inauguração da Mercearia Social - 18 janeiro 2023
Participação na Campanha da GALP de recolha de produtos alimentares
Banco Alimentar Contra a Fome (20/11/2023)